MB VOCÊ

  • Compartilhe

4 dicas para criar um belo home office.

24/10/2017 | por MB Group


Com a crescente "corrida" do cotidiano e demanda por velocidade nos negócios, algumas atividades profissionais precisam ser realizadas ali mesmo, em sua própria residência. Então, nada mais adequado do que ter um belo home office em seu apartamento ou casa. Esse espaço pode funcionar em um quarto exclusivo, em uma determinada parte do seu quarto ou naquele espaço esquecido embaixo das escadas.

Porém, antes de mais nada, é preciso ter em mente que o apartamento é o seu local de convivência com familiares e amigos. Por conta disso, é mais do que fundamental planejar o espaço e organizá-lo de modo que o lado pessoal não perturbe o profissional e vice-versa.

Pensando em ajudar a resolver esse desafio, preparamos 4 dicas para montar um home office em seu apartamento ou casa com toda comodidade e praticidade. Confira!

1-Identifique o espaço ideal para seu home office

O fato de ser um home office não significa que você deva ficar trabalhando sentando no sofá com o notebook em cima das pernas. Quanto mais profissional seu escritório for, mais produtivo será o seu trabalho, mais estímulo você terá para trabalhar e menos interferência receberá dos outros ambientes. Por isso, investir em um ambiente funcional é essencial.

Seguindo essa lógica o primeiro passo é: "Localização", ou seja, encontrar o espaço mais adequado para montar seu escritório. Em apartamentos com 3 ou mais quartos essa tarefa pode ser fácil, já que tende a existir espaço extra e a possibilidade de usar um quarto específico ou áreas poucos transitáveis, como as que ficam embaixo de escadas, por exemplo. No caso de apartamentos com apenas 2 quartos, reservar espaços híbridos nos quartos e sala pode ser a opção mais indicada. Até porque a ideia primordial do home office é criar um espaço compacto, prático e organizado independente do seu tamanho.

2- Mobiliário adequado reflete na produtividade.

Com o espaço definido, é hora de começar a montar o home office. Um projeto de interior personalizado deve responder as necessidades existentes através de soluções únicas. Móveis sob medida costumam entregar essas soluções com maior precisão porque são produzidos especificamente para aquelas medidas, diferentemente de "pegar emprestada" uma mesa ou escrivaninha proveniente de outro ambiente, essa segunda situação pode congestionar a circulação dos outros moradores naquele ambiente, afetando assim a sua eficiência no trabalho de forma negativa.

Já com relação a cadeira os dois pontos a serem observados na perspectiva de home office são: ergonomia e estilo. A ergonomia irá possibilitar uma melhor postura durante o momento do trabalho, portanto se trata de uma medida que beneficia aspectos como saúde e por consequência, produtividade. O modelo da cadeira deve estar alinhado ao projeto para construir o estilo desejado. 

Iluminação na medida certa

A quantidade de luminosidade depende da atividade ou tarefa a ser realizada nesse espaço. O segredo está na escolha de volume luz adequado e na definição do posicionamento da luminária, além da temperatura de cor de cada ponto de iluminação. Para acertar em todas essas decisões, sugerimos a consultoria de um profissional. Feito isso, previne-se a possibilidade de exigir do cliente esforço excessivo da visão por falta de luz ou desconforto visual, fadiga e até mesmo cefaleia pelo  excesso de luminosidade.

 Outra dica ainda nesse tema é tentar explorar ao máximo a luz natural do ambiente, com o cuidado apenas para que a localização da mesa não acabe sofrendo reflexos ou causando sombras no display do computador. 

Uma boa decoração faz toda diferença

É necessário lembrar que, para ser competitivo no mundo corporativo, tratando-se de um home office, cada pequeno detalhe pode ser um diferencial perante a concorrência. Decorações e obras de arte agregam forma e robustez à sua imagem profissional, corporativa e, consequentemente, para o "valor" do seu ofício.

Ou seja, é com a decoração que seu escritório ganhará identidade própria. Todavia, tenha cuidado para que os elementos adicionados ao espaço não funcionem como fortes distrações. Uma dica interessante é que a decoração do home office siga uma linha baseada na esfera do seu trabalho. Por exemplo, trabalha com viagens? Fotos de alguns lugares que você já visitou são uma ótima pedida, até mesmo para ajudar na inspiração dos trabalhos ou no início de uma conversa com um potencial cliente.

Agora você já tem elementos para montar o home office que alie produtividade, conforto e praticidade em um espaço com a sua cara. Aproveite e leia também Como Aproveitar Melhor os Ambientes Do Seu Apartamento e caso tenha outra dica ou tenha sentido falta de algum tópico, basta deixar mensagem nos comentários.

 

 

Por MB Group - www.mbcapital.com.br

Blog

  • Compartilhe

Publicações relacionadas