MB VOCÊ

  • Compartilhe

Jardim vertical e por que não?

15/09/2017 | por Margareth Maroto


Ter aquele "cantinho" verde em casa é divino, não é? A sensação de frescor, o cheiro agradável das flores e o contato constante com a natureza... não há como negar, é super agradável! E é justamente por causarem todo esse bem estar que os jardins verticais tomaram conta do mundo. Hoje, aquela velha máxima de "não morar em um apartamento por ser impossível ter contato direto com a natureza", já está ultrapassada.

Um jardim vertical nada mais é do que um jardim fixado em muros e paredes, até mesmo pendurados no teto através de um suporte, criando assim "paredes verdes". Atualmente, jardins são encontrados corriqueiramente em coberturas, fachadas e ambientes internos em projetos comerciais e residenciais. Para empolgar ainda mais, separamos algumas vantagens de se ter um jardim vertical em casa. Confira!

Beleza

Reflita conosco: se um simples vaso sobre a mesa ou a troca de uma almofada já muda completamente o visual, imagine flores naturais no centro de sua sala de estar. Quando o assunto é decoração, nada dá mais vida ao ambiente do que as flores. Isso sem falar no fato de que elas deixam ambientes mais perfumados, elegantes e com uma sensação aprazível de frescor. As flores também possuem diferentes significados, possibilitando que a expressão humana se manifeste através da escolha delas, como é o caso dos girassóis, que simbolizam o calor e a felicidade; os lírios, que representam a fertilidade; e as rosas, que significam paixão, beleza e respeito.

A diversidade de espécies de plantas para um jardim vertical é enorme, indo muito além das flores. Você pode, de maneira criativa e funcional, cultivar espécies de árvores e hortaliças, basta apenas ficar atento à área que será destinada e ao tamanho do jardim, para garantir o crescimento natural das mesmas.

Ar puro e tranquilidade 

Que as plantas capturam do ar o gás carbônico (CO2) e liberam o oxigênio, garantindo assim a melhor respiração dos animais e dos próprios vegetais, já é sabido. Mas o que talvez você não saiba é que algumas plantas funcionam como um filtro natural, ajudando a remover do ar substâncias poluentes.

Uma planta muito comum, usada para ajudar a eliminar substâncias provenientes do tabaco é a Samambaia. Outras espécies que também podem ser utilizadas seriam a Ficus, a Azaléia e a Areca Bambu. Um outro detalhe importante das plantas é que a presença delas em escritórios é benéfica para aumentar a concentração e melhorar o humor, promovendo dessa forma o incremento na produtividade dos funcionários.

Ambiente agradável

Se você crê que para amenizar o calor, deixar o ambiente mais fresco e, consequentemente mais agradável, apenas ligando o ar-condicionado, mal sabe do poder das plantas nesse quesito. Toda vegetação ajuda bastante a tornar o ambiente mais fresco, pois retêm umidade e vão transpirando o excesso de água de seus tecidos, em um processo conhecido como evapotranspiração, contagiando todo o apartamento. Um jardim vertical em também ajuda a inibir os ruídos através de sua parede de vegetação, pois as folhas absorvem grande parte dos ruídos.
Agora, imagine, ao chegar em casa, após um dia estressante de trabalho, sentir o cheirinho agradável das flores e a brisa refrescante das plantas, poder preparar uma receita com temperos colhidos na hora. Não tem preço!

Lembre-se: a escolha das espécies deve depender de vários fatores, como o ambiente onde será o jardim, a quantidade luz que irá receber diariamente, a ventilação etc. Por isso é sempre bom consultar um especialista para que ele avalie o ambiente e indique quais são as espécies ideais para cada caso. A ideia é ter prazer, diminuir o estresse e melhorar a qualidade de vida de forma global.

E para deixar seu apartamento ainda mais acolhedor, você pode conferir nosso artigo sobre Como Aproveitar Melhor os Ambientes do seu Apartamento.

Por Margareth Maroto -

Paisagista parceira do MB Group

  • Compartilhe

Publicações relacionadas