MB VOCÊ

  • Compartilhe

Saiba o que influencia o preço de um imóvel

29/08/2017 | por André Siniscalchi


Além de saber escolher o imóvel ideal para você, como falamos aqui, é muito importante saber quais características influenciam no seu valor.

Por ser um grande investimento, a compra de um apartamento deve ser feita cuidadosamente, analisando todos os pontos positivos e negativos de cada empreendimento e, em seguida, comparando um com o outro. Tendo essa análise em mão, fazer a escolha certa fica bem mais fácil.

Para te ajudar na análise de cada unidade que você pretende cotar, relacionaremos aqui alguns pontos que influenciam no preço de um imóvel.

O principal e mais importante fator é a Localização. Cada bairro tem um valor médio por metro quadrado e os valores dos imóveis são baseados por isso. Por sua vez, esses valores médios por metro quadrado dos bairros são calculados com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), infraestutura, poder aquisitivo, escolaridade, proximidades a outros pontos etc.

Se o imóvel estiver localizado na faixa de um bairro que tenha essas particularidades, naturalmente irá valer mais.

Outro ponto que influencia bastante no preço de um imóvel é a Planta. A disposição dos cômodos, a qualidade nos acabamentos, a metragem e os diferenciais agregados, são fatores que acrescentam muito no valor que irá ser comercializado.

Exemplo: uma laje protendida, que não permite usar pilares na sacada (e com isso o apartamento vai proporciona uma vista melhor,  um bem-estar melhor e um maior aproveitamento de espaços) vai custar bem mais que um apartamento comum.

Outro exemplo: optar por um apartamento que tenha um isolamento termoacústico (que impede a transferência de ruídos de andar para o outro e para isso faz-se necessário usar uma tecnologia diferente), é optar por um imóvel que também tem um custo de produção diferente e, logicamente, também vai impactar no valor final a ser comercializado.

Um terceiro item que influencia e muito no valor é a Segurança. Não tem como falar de valores de imóveis sem citar a segurança como um dos pontos diferenciais. Câmeras de vigilância para a rua, nas áreas comuns e elevadores, portaria 24 horas, portões elétricos, entre outros, agregam bastante no valor, pois a oferta desses serviços remetem à garantia da integridade dos moradores.

Por isso, condomínios que tenham todo o controle feito por uma empresa especializada em vigilância, para minimizar qualquer risco de impacto na segurança do prédio, vão custam ainda mais.

Em quarto lugar, relacionamos a Vista e o Andar que o imóvel irá proporcionar ao morador.
Morar em um apartamento com vista para o mar custa bem mais caro que você morar em um que tenha a vista para o subúrbio. E é por este motivo que o fator "vista" entra em questão.

Já o fato dos andares mais altos serem mais caros, ressalta-se a questão de privacidade em relação aos outros apartamentos mais baixo. Se você lembrar que, quanto mais alto melhor a vista, e, ao mesmo tempo, mais longe dos salões de festas, playground, campos, quadrar etc, fica fácil imaginar o motivo: o silêncio custa caro.

Um outro ponto que agrega muito valor ao apartamento, mas que é negligenciando pela maioria, é a Garagem. A área reservada aos veículos sempre pesa no valor final do apartamento. E como a comodidade também tem o seu valor, o fato do apartamento ter direito a duas vagas, aumenta ainda mais seu preço. Existe também a possibilidade dela ser coberta ou não. Caso seja coberta, acrescente aí mais algumas cifras.

Por fim, listamos a Área de Lazer como outro ponto de faz jus ao valor dos imóveis. Você optar por apartamento que agregue valor à sua moradia, proporcionando uma vida melhor, claro que terá um custo maior que a concorrência. Um condomínio que oferece uma área de lazer baseada não só em crianças no fim de semana, mas também em adultos durante a semana, claro que há um valor agregado a isso.

O chamado lazer completo atrai clientes que querem a facilidade de desfrutar das atividades extras sem sair de casa. Então, piscinas aquecidas, academias, salão de jogos, áreas gourmet, playground, quadras esportivas, academias etc, costumam ter mais valor agregado.

No mais, é como citamos no começo, é necessário analisar todos os pontos positivos e negativos de cada empreendimento e compará-los. Agora que você sabe o que influencia no preço de um imóvel, conseguirá chegar à solução perfeita e encontrar seu tão sonhado apartamento.

Mas a gente sabe que dúvidas sempre surgem e, neste caso, entre em contato conosco. Temos uma equipe especializada sempre pronta pra atender você. É só clique aqui.

Por André Siniscalchi - www.mbcapital.com.br

Vice - presidente divisão de shoppings centers MB Group

  • Compartilhe

Publicações relacionadas