MB Group - Investimento Social

As ações sociais fazem parte do
nosso portfólio de investimentos.

No contexto de investimento com retorno garantido, as ações sociais geram colaboradores mais satisfeitos. E além de ações específicas que visam a melhoria da vida das pessoas próximas, o MB Group apoia outras instituições que participam do desenvolvimento local.




O Solar Malcher, prédio onde o Governador José Gama Malcher viveu por tanto tempo, passou por uma reforma especial, um restauro. O MB Group, em parceria com o Secretário de Cultura do Pará, o arquiteto Paulo Chaves e sua equipe, trouxeram de volta a vida do prédio que hoje mantém escrita uma parte importante da história do Estado. Existente desde 1904, depois de tantas reformas, locações e por fim entregue as ruínas, o Solar Malcher voltou a respirar.

São 108 anos de história que o MB Group resgatou. A obra do prédio de 1.456 m2 iniciou em março de 2007 e foi concluída em 2012. Dedicação a um trabalho minucioso que procurou devolver com a máxima precisão, os antigos detalhes do prédio.

Paulo Chaves afirma que esse projeto é especial justamente pelos valores agregados. Para ele, toda restauração é um grande desafio e para o sucesso, qualquer intervenção arquitetônica deve ser muito bem identificada. Elementos contemporâneos podem ser usados desde que estejam marcados e sejam diferenciados pela técnica construtiva e pelos materiais utilizados. É complexo, pois ao mesmo tempo que é preciso respeitar as características originais do prédio, as intervenções não devem imitar a casa antiga, mas sim se aproximar do que era antes.

O MB Group acredita na importância da memória para o futuro de uma cidade cidade e por isso investe em projetos como a reforma do Solar Malcher, uma gentileza da empresa para a cidade.


O MB Group firmou parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente aderindo ao programa "Padrinhos do Verde", adotando as Praças Ruy Barbosa (Trindade) e Barão do Rio Branco (OAB). A partir deste ato, o MB Group é responsável pela contratação e acompanhamento dos serviços de manutenção e revitalização destas belas praças, que proporcionam mais qualidade de vida e lazer para a população de Belém.


O MB Group e a Associação José Pereira de Farias, entidade responsável pelo “Projeto Juquinha”, que atende crianças com necessidades especiais em Paragominas, no nordeste do Pará, por meio do seu presidente, Raphael Sampaio Vale, assinam parceria.

Durante o encontro que aconteceu em Belém, na sede da empresa, foi firmado um Convênio de Cooperação de doação do valor de R$ 144 mil para contribuir com a finalização da obra da nova sede, o Jucão, no bairro Angelim, em Paragominas. O valor será aplicado para a conclusão de salas de aula e espaços de tratamento dos alunos.

Estiveram presentes neste encontro, além do Presidente da Associação, Raphael Vale e o presidente do MB Group, Márcio Bellesi, o ex-prefeito de Paragominas e atual Secretário Especial de Gestão do Estado, Adnan Demachki e o atual vice-prefeito de Paragominas, Bosco Gabriel, que figuraram como testemunhas do convênio.

Para Raphael Vale, a parceria com o MB Group era natural, já que a empresa sempre se mostrou aberta a ser grande apoiadora de projetos sociais na cidade, uma vez que, a mesma irá inaugurar o primeiro shopping de Paragominas: Shopping Paricá. “O Shopping Paricá é um empreendimento de fundamental importância para Paragominas e, a parceria com o Projeto Juquinha é uma prova que o MB Group está presente definitivamente na sociedade paragominense. Além disso, essa parceria não termina neste aporte financeiro, já que o Márcio [Bellesi] já demonstrou interesse em ser um colaborador permanente do Projeto. O nosso muito obrigado e sabemos que é só o começo de um excelente relacionamento”, comemora Raphael.

Qualidade de vida é fundamental para o MB Group. Este conceito, presente em todos seus empreendimentos e serviços, estende-se também para o tratamento dirigido aos seus colaboradores. É o caso do projeto “Educar, Uma Grande Obra”, iniciativa pioneira e única na construção civil paraense. Com ele o canteiro de obras do Connext, empreendimento que divide as funções comercial e residencial com funcionalidade e sofisticação, se transforma em uma obra de cidadania. Em uma confortável sala de aula, montada em um cômodo da obra, operários de todas as faixas etárias, divididos em turmas com 30 alunos, recebem alfabetização, quando é o caso, além de noções de conhecimentos gerais e atualidades. O retorno da parceria é certo para quem investe na melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores.


A empresa Kaluanã é especializada em atividades esportivas ligadas à natureza. Os “esportes de aventura” que, por suas próprias características de não-individualidade, incentivam a união e o intercâmbio, aprimorando a qualidade de vida de seus participantes. Por estes motivos, o MB Group consolidou uma parceria com a Kaluanã, aproveitando os programas do Kaluanã Empresarial. Trata-se de um conjunto de ferramentas que visam promover o desenvolvimento humano das organizações, por meio de uma série de atividades e psicodinâmicas em áreas naturais, trabalhando com conceitos que, ao serem aplicados no dia-a-dia, contribuem para o sucesso das ações organizacionais. Com esta parceria os profissionais do MB Group têm a possibilidade de desenvolver e aprimorar uma série de competências como comprometimento, superação de limites, liderança, motivação, iniciativa, conhecimento interpessoal e trabalho em equipe. Tudo isto de uma forma lúdica, em contato com a natureza e com uma série de atividades esportivas como canoagem, rafting, trekking, técnicas verticais (rappel), entre outras.

A Instituição Pia Nossa Senhora das Graças é uma entidade beneficente de assistência social fundada em 1950. É composta por uma equipe multiprofissional de educadores, assistentes sociais e profissionais liberais (médicos, nutricionistas, psicólogos e pedagogos) que presta atendimento educacional e de assistência social a 330 crianças, sendo 54 do sexo feminino em regime de permanência semanal de internato. Dentre os programas sociais desenvolvidos estão os projetos: "baila comigo", "atleta mirim", "lendo e aprendendo", "criação mágica", "encenando canto" e "esperança e ação". Divididos entre as áreas de interesse das crianças, geram atividades complementares como balé, canto, vôlei, basquete, futebol de salão, teatro, dança folclórica, feira da cultura, grupo de leitura, ensino religioso e artesanato, além de turmas que vão desde a alfabetização até a quarta série do ensino fundamental e aulas de reforço escolar. O MB Group, ao tomar conhecimento do trabalho sério e competente desenvolvido na Instituição, passou a apoiá-la e oferecer mais respeito, cidadania e oportunidade para esses nossos pequenos grandes paraenses.


O MB Group, preocupado em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, realizou o projeto de reforma do Abrigo João de Deus. A instituição foi fundada há mais de 30 anos, localizada no centro comercial de Belém, o abrigo tem como objetivo cuidar da recuperação física, espiritual e psico-social dos mendigos de rua doentes, onde é mantido exclusivamente por doações e pelo trabalho voluntário de padres e freiras. Em parceria com a Imobiliária Chão & Teto, o MB Group não economizou esforços nem recursos para restaurar o antigo prédio e proporcionar ainda mais conforto, segurança e melhores condições de vida para os internos.

O conceito de qualidade de vida se expande e vai muito além dos limites do MB Group, a empresa faz questão de atingir grande parcela da população que mais precisa de dignidade e uma vida com muito mais qualidade.