Considerado o projeto mais sustentável do mundo, a nova sede do Comitê Olímpico Internacional possui a certificação LEED, a mesma da Torre Infinito da MB. Concebido pelo renomado escritório 3XN, o conjunto foi inspirado na essência do movimento olímpico, considerando as práticas mais sustentáveis da atualidade, com 95% dos materiais da antiga sede reaproveitados.
Os traços da fachada simulam um atleta e o espírito olímpico em movimento. Diferentes angulações e uma sinergia única entre formas, traços e desenvolvimento, projetam a vitalidade do esporte e a energia olímpica. Os cinco pavimentos do edifício fundem diferentes sensações que culminam no átrio central. O prédio abriga mais de 500 trabalhadores do Comitê Olímpico Internacional, por isso tem um viés funcional muito presente, que precisa responder com fluidez e naturalidade as atividades do dia a dia.
O projeto é inovador em cada detalhe e envolveu um processo intenso e desafiador entre seus idealizadores: além do COI os parceiros olímpicos mundiais (Dow, Toyota e Panasonic), os arquitetos da 3XN e da IttenBrechbühl e os principais órgãos de certificação de sustentabilidade, autoridades locais e fornecedores.
Para mais detalhes, confira o vídeo desenvolvido pelo arquiteto Marcelo Nudel que detalha mais atributos desta obra incrível.