O conjunto nacional é mais do que um marco arquitetônico, mas um organismo vivo, formado por múltiplas peças na maior metrópole do nosso país. Há mais de 60 anos, ele abriga a fama de ter sido um dos primeiros edifícios modernos multifuncionais da cidade de São Paulo.
Isso porque, o complexo projetado pelo arquiteto David Libeskind tinha o uso comercial, residencial, estrutura de serviços e lazer em uma só construção que ocupa a quadra da Avenida Paulista, Rua Augusta, Alameda Santos e Padre João Manuel.
O projeto inicial tinha como propósito estimular a ocupação da Avenida Paulista, transformando-a em “principal avenida da cidade”. Deu certo, não é?
A lâmina horizontal foi concluída em 1958 e cobria totalmente o andar térreo, formando uma ampla galeria onde se cruzavam quatro corredores que formam uma praça de 1600 metros quadrados. O hotel projetado inicialmente em uma das torres não foi aprovado pela prefeitura na época, e deu lugar à salas comerciais.
Tanta pujança e visão, deram o justo apelido ao conjunto de “Cidade dentro da Cidade”.
Para saber mais sobre o Conjunto Nacional, clique e confira o conteúdo do canal São Paulo nas Alturas, por Raul Juste Lore.