Conheça as vantagens de morar em um apartamento Studio.

Morar em um apartamento studio é ter conforto e qualidade sob medida, aliada à excelente localização e com valores acessíveis.

Os imóveis disponíveis no mercado possuem variados tamanhos, a fim de atender as necessidades específicas dos diferentes consumidores. E, dentre os apartamentos compactos existentes no mercado, cada um possui uma atratividade única para quem está em busca de um imóvel prático, funcional e no tamanho exato das suas necessidades.

Neste artigo, você vai conhecer tudo sobre um desses apartamentos compactos, o apartamento do tipo Studio (apartamentos pequenos sem divisórias entre quarto, sala e cozinha ou que reúne em um mesmo espaço a sala de estar e a cozinha).

Mostraremos o que é, quais as diferenças em relação à outros modelos compactos e todas as vantagens de morar em um apartamento studio.

Se você procura um espaço compacto, sob medida para as suas necessidades, continue lendo. Temos certeza que o apartamento studio foi idealizado pensando em você.

O que é um Apartamento Studio?

Em resumo, Studios são apartamentos que contam com cômodos integrados e podem dispor de um dormitório delimitado com paredes.

O apartamento Studio anda com a procura alta. Entretanto, esta tendência não é recente. Este tipo de residência já existe desde o final dos anos 2000, que surgiu para atender pessoas em busca de moradia em localidades privilegiadas, com grande acesso ao transporte público, além da proximidade com o trabalho, universidades e a infraestrutura de comércio, serviços e lazer.

O Apartamento Studio voltou a ganhar força atualmente pois observamos que nos últimos anos, com o desenvolvimento da economia, ocorreram mudanças no comportamento do brasileiro e na estrutura familiar: As pessoas estão se casando mais velhas, contudo, estão deixando de viver com os pais cada vez mais jovens, aumentando o número de pessoas que moram sozinhas.

Segundo o SECOVI-SP, em 2018, quase metade dos lançamentos imobiliários em São Paulo era de apartamentos compactos, medindo até 45 m².

Isso faz com que exista uma grande demanda por apartamentos compactos, já que morar em um imóvel muito amplo pode ser um fator desgastante para quem vive uma rotina agitada, sem contar que conforto e acesso às facilidades do dia a dia são benefícios que os compradores costumam encontrar em um studio.

Outro fator de influência no aumento dessa procura pelo Apartamento Studio é a facilidade de acesso ao crédito e uso do FGTS, possibilitando que jovens e adultos buscando independência, tenham a possibilidade de sair da casa dos pais mais rápido.

É característico, ainda, desses empreendimentos ter uma localização em regiões centrais das grandes cidades, próxima a estações de metrô e outros meios de transporte, o que favorece quem busca morar perto do trabalho ou da faculdade, atraindo pessoas que não querem gastar horas no trânsito.

Ideal para diferentes perfis de público

O perfil de público com interesse no apartamento do tipo Studio é variado, mas com um desejo em comum: buscam um lugar funcional para morar, em localização estratégica e de fácil manutenção.

Solteiros que, de modo geral, estão interessados em morar sozinhos. Para os que estudam e/ou trabalham e passam a maior parte do dia fora de casa, morar em um apartamento studio é ideal pela facilidade de manter o local organizado e limpo. 

Recém-casados, que desejam adquirir seu primeiro imóvel ou casais sem filhos, que adiaram os planos de constituir família

Pessoas com estilo de vida agitado, (como executivos e empresários) que viajam muito ou passam pouco tempo em casa, ou pessoas que possuem uma rotina intensa de estudos e trabalho, usando o apartamento basicamente para dormir e querem evitar muito trabalho com manutenção e organização 

Idosos, que buscam um lugar tranquilo, menor e de fácil manutenção para viver os anos da aposentadoria. Em muitos casos, estes acabaram ficando sozinhos em um imóvel muito grande depois da saída dos filhos, perdendo, assim, sua utilidade.

Investidores, atraídos tanto alta liquidez na revenda – a rentabilidade, sendo que imóveis pequenos proporcionam maiores lucros do que as residências maiores -, quanto pelos bons rendimentos com locação desses espaços, já que muitas pessoas preferem alugar um imóvel ao invés de comprá-lo.

Características

Os Apartamentos do tipo Studio são caracterizados por possuírem uma área privativa de 30 m², em média, e apresentar ambientes integrados e multifuncionais (cozinha e living).

Em geral, a planta apresenta área de estar e cozinha como um ambiente único, porém, com quarto e banheiro separados. Alguns possuem ainda varandas para receber convidados.

É comum esses empreendimentos apresentarem algumas opções de lazer e serviços dentro do prédio, geralmente localizadas no andar térreo ou na cobertura. Alguns exemplos dessas opções disponíveis, citamos: lavanderias, cafeterias, piscinas, saunas, salas de ginástica, salões de jogos, espaço gourmet, bares, mini cinemas, área de esportes, bicicletários e home-offices.

Ou seja, o condomínio funciona como uma extensão do apartamento, suprindo todas as necessidades do morador.

Diferenças do apartamento Studio

É possível haver confusão do Studio com outros apartamentos compactos, principalmente o Loft.

O Studio apresenta mais divisões internas, em relação ao Loft, em especial o quarto, que é, muitas vezes, delimitado por paredes. A cozinha no Studio é do tipo americana, ou seja, integrada à área social e pé-direito costuma ser um pouco acima do padrão usual de apartamentos.

Outras características do Loft, que o difere do Studio é que ele segue o open concept (conceito aberto), com cômodos totalmente integrados, além de instalações aparentes (seguindo uma decoração industrial) e um pé-direito duplo, que permite a implantação de um mezanino.

Em relação ao apartamento convencional, é que este possui cômodos separados por paredes, apresentando diversos ambientes, como cozinha, sala de estar, quartos, suítes, área de serviço, banheiro, entre outros.

O que leva a outra diferença deste em relação ao Studio, o tamanho. Apartamentos convencionais possuem metragem maior, passando de 100 e até 200 m², sendo mais indicado para casais com filhos.

Outra característica do Studio é que ele pede o uso de móveis sob medida (planejados), a fim de acomodar os pertences de forma mais organizada.

Vantagens e benefícios de morar em um apartamento Studio

Aqui, vamos mostrar as principais vantagens do apartamento studio, elencando os motivos para que você adquira um.

Localização

A localização adequada para quem gosta de tudo perto é um dos principais benefícios de morar em um apartamento studio. Este empreendimentos são construídos em pontos privilegiados da cidade, geralmente estão próximos ao centro da cidade e contam com fácil acesso a serviços essenciais, favorecendo mobilidade urbana.

Custo benefício

Como o metro quadrado é um dos fatores que mais impactam o valor de um imóvel, por serem mais compactos, morar em um apartamento studio tem o benefício de estar em uma faixa de preço menor.

Assim, se você está querendo começar uma nova vida e não dispõe de muitos recursos, o apartamento studio pode ser a opção ideal para você.

Estilo de vida

Com o espaço reduzido, o morador adota uma postura mais minimalista e consciente, pois, além de possuir poucos móveis, pensará no que se pode ter dentro de casa, já que excesso de objetos se transforma em uma bagunça.

Assim, o morador ganha praticidade e consegue economizar tempo e dinheiro na higienização da residência. A facilidade de mantê-los limpos e organizados ainda favorece aqueles com rotina corrida e pouco tempo para os afazeres domésticos.

Possibilidade de personalização

Os apartamentos studio dão ao morador mais flexibilidade na hora de montar os espaços, deixando o apartamento exatamente como o dono gostaria.

É possível optar, por exemplo, por um quarto grande, uma sala maior ou até mesmo nem ter sala e dividir o imóvel em quarto e cozinha. Camas e mesas retráteis também podem ser usadas para que ele se transforme, de acordo com a necessidade do momento.

Praticidade

Devido à sua estrutura mais compacta, morar em um apartamento studio não exige uma manutenção constante e, geralmente, os acabamentos são de ótima qualidade.

Economia

Em muitos sentidos, morar em um apartamento studio trará alguma economia para você.

Primeiramente, o investimento para adquirir um é muito menor, se comparado aos apartamentos tradicionais. A metragem quadrada reduzida significa uma redução considerável nos gastos.

O menor espaço do imóvel favorece um investimento em mobília muito inferior ao que seria necessário em um apartamento tradicional, além da quantidade de aparelhos e eletrodomésticos ser bem menor também, ou seja, mais economia.

O apartamento studio proporciona gastos menores com limpeza, manutenção, reformas e reparos.

Por fim, espaços menores significam menos tributos. Logo, impostos, taxas e contas também são bem menores para os studios, e essa diferença é sentida diretamente no bolso. É bom ressaltar que o tamanho do imóvel influencia no montante pago em impostos, à exemplo do IPTU.

Serviços agregados

Como já dito anteriormente, os Studios vêm com uma gama de serviços agregados para o morador. São diversas opções de lazer e serviços disponíveis dentro do prédio em áreas comuns. Destacamos aqui algumas: lavanderias, piscinas, academias, salões de jogos, espaço gourmet, bares, área de esportes, bicicletários e espaço de coworking.

Esses ambientes servem como extensão da sua moradia. Se desejar, não é necessário sair do prédio nem para malhar, nem para atender um cliente, nem para se divertir. 

Aluguel/Revenda

Adquiriu um apartamento studio e agora decidiu se desfazer ou mudar para um local maior? Outro benefício deste modelo é a sua facilidade de revenda ou aluguel, haja vista a alta demanda por estes espaço e, como dito anteriormente, é o tipo de imóvel que muitos investidores têm aplicado seus recursos.

Como você pôde ver, se você se encaixa no perfil, morar em um apartamento studio é ter um  mundo de benefícios e facilidades, além de um espaço moderno, confortável e de qualidade sob medida para sua necessidade, aliado, ainda, à excelente localização e com valores acessíveis.

Gostou deste conteúdo? Ajudou a esclarecer suas dúvidas sobre o que é e os benefícios de morar em um apartamento studio? Compartilhe!

COMPARTILHE NAS REDES