Blog / Sem categoria
2 de junho de 2023

Marcos Arquitetônicos pelo Brasil. | Edifício Copan.

A cidade vertical que reflete a genialidade e ousadia de Niemeyer.

São Paulo é um centro de ideias arquitetônicas ousadas e que refletem o espaço urbano com maestria. Um exemplo notável da arquitetura moderna do país é o Edifício Copan. Localizado no centro de São Paulo, número 200 da Ipiranga, o Copan é um marco icônico que reflete a visão e a genialidade do arquiteto Oscar Niemeyer. Uma obra capaz de unir história, design e moradores ilustres.

Projetado por Oscar Niemeyer e construído entre 1951 e 1966, foi encomendado pela Companhia Pan-americana de Hotéis e Turismo com o objetivo de se tornar um complexo residencial e comercial em uma localização privilegiada no centro de São Paulo. O projeto planejado foi inspirado nos ideais de Niemeyer de criar uma estrutura única que incorporasse a vida urbana em um espaço dinâmico e funcional.

Sua estrutura imponente composta por duas torres curvas que se estendem por 115 metros de altura. A forma sinuosa e contínua é uma das características mais distintas do edifício, que se destaca em meio ao horizonte urbano da cidade. A fachada é revestida por painéis de concreto texturizado, o que proporciona um visual único e cria para a estética moderna do edifício.

A característica multiuso, inclui residências, escritórios, lojas e serviços. Com mais de 1.160 apartamentos, é considerado o maior edifício residencial da América Latina e possui uma variedade de comodidades, como restaurantes, bares, lojas e até mesmo um teatro, oferecendo aos seus moradores e visitantes uma experiência completa em um local único.

O lugar já abrigou artistas, já serviu de locação para filmes e programas televisivos, além de ser um reduto de boêmios e descolados.

Confira o vídeo realizado pelo canal PROJETOU sobre este marco da arquitetura contemporânea.

?>