Blog / Sem categoria
5 de agosto de 2023

MARCOS ARQUITETÔNICOS PELO MUNDO | Empire State Building

A ideia de construir o Empire State Building surgiu durante uma época de intensa competição entre as principais cidades dos Estados Unidos para ter o edifício mais alto do mundo. Em 1929, John J. Raskob, um empresário e financista, e Alfred E. Smith, ex-governador de Nova York, fundaram a Empire State Inc. com o objetivo de construir um edifício que ultrapassasse o Chrysler Building (concluído em 1930) e o 40 Wall Street (concluído em 1930), que brigavam pelo título de arranha-céu mais alto.

A construção do Empire State Building começou em 17 de março de 1930, e o edifício foi concluído em um tempo surpreendentemente curto de apenas 1 ano e 45 dias. O edifício foi inaugurado oficialmente em 1º de maio de 1931 pelo então presidente dos Estados Unidos, Herbert Hoover. Na época, o Empire State Building se tornou a estrutura mais alta do mundo, superando o Chrysler Building por mais de 60 metros.

 

Design e Arquitetura

O Empire State Building foi projetado pelos arquitetos William F. Lamb e Shreve, Lamb & Harmon Associates. A forma geral do edifício é um estilo Art Deco, que estava em voga na época da sua construção. O design do Empire State Building incorpora elementos góticos e art déco, e sua elegância e proporções são consideradas um marco da arquitetura modernista.

A altura do edifício é impressionante, com 381 metros, incluindo sua antena de transmissão, e possui 102 andares. Durante 40 anos, foi o edifício mais alto do mundo, até ser superado pelas Torres Gêmeas do World Trade Center em 1972. Após os ataques de 11 de setembro de 2001, o Empire State Building recuperou o título de edifício mais alto da cidade de Nova York.

 

Impacto Cultural

Desde sua construção, o Empire State Building tornou-se um ícone da cidade de Nova York e um símbolo dos Estados Unidos. O edifício foi destaque em inúmeras produções cinematográficas, como “King Kong” (1933), onde o gorila escalou o prédio, e “Tarde Demais para Esquecer” (1957), onde o prédio desempenhou um papel romântico memorável.

Além disso, o lugar é uma atração turística popular, atraindo milhões de visitantes de todo o mundo que vêm para apreciar as vistas panorâmicas do Observatório do 86º andar. O edifício também é iluminado em ocasiões especiais, como feriados, eventos esportivos importantes e conscientização de causas.